.Jogo células estaminais!

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Manipulação genética

 

 

Manipulação Genética

Para falar em Manipulação Genética teremos primeiro de referir alguns conceitos sobre genética.

O genoma, pode ser descrito, como o conjunto de genes e de sequências não-codificadas que caracterizam a informação contida no ADN. Os genes, constituintes do ADN, contêm uma única característica de um só indivíduo. O tamanho de um gene só é visível com a ajuda do microscópio óptico. Para sabermos qual a característica de um dado gene, teremos de analisar, o sitio onde ele se situa e qual o seu comportamento perante os outros genes.

Sabendo o que é gene e genoma, podemos começar a falar um pouco de Manipulação Genética.

A Manipulação Genética é a designação para o processo de alteração dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo. Habitualmente utiliza-se um “corpo de prova” onde o gene é isolado, manipulado e introduzido no ADN. Tem como finalidade introduzir novas características no ser vivo, para aumentar a sua utilidade e, através da Manipulação Genética modificar ou produzir microrganismos em laboratórios. Todavia, a Ciência, não pode prever os riscos e os choques que serão provocados pela liberação dos organismos modificados no ambiente, sobre a biodiversidade e muito menos na saúde humana e animal.

A Manipulação de Plantas - são exemplo disso os alimentos transgénicos (arroz, milho, soja, morangos e muitas outras), que já são cultivadas há bastante tempo. Estes alimentos são modificados, de modo a torna-los mais resistentes a pragas e doenças conseguindo que se produzam mais eficazmente e que se obtenham produtos de melhor qualidade. Um dos exemplos mais antigos é o cruzamento do trigo e do centeio obtendo um novo cereal.

A Manipulação de Animais – desde há muito tempo que se modificam células de animais criando novas características genéticas, novos seres. Um exemplo de Manipulação de animais é o cruzamento entre o cavalo e a burra dando origem à mula. Esta atitude pode levar os animais ao sofrimento. Os Engenheiros genéticos não trabalham com seres, mas com reacções químicas ou moléculas e o seu trabalho consiste em actuar com estes elementos.

A Manipulação de Seres Humanos – o código genético humano está a ser descodificado e futuramente possibilitará realizar algo semelhante ao que se faz com as plantas e com os animais, apesar de ser um assunto muito polémico.

Muitas das vezes ocorrem mutações ao nível das células, notando-se mudanças que são alterações do genoma dos indivíduos como a variação hereditária ou uma mudança no fenótipo, podendo afectar um único gene, ou a totalidade dos cromossomas do indivíduo, podendo ser favorável ou desfavorável consoante o ambiente envolvente.

As Mutações Génicas, que alteram a sequencia de nucleótidos do ADN, por substituição, inserção e deleção de bases azotadas. Podem levar a modificação da molécula do RNA mensageiro que é transcrita através do ADN, afectando o fenótipo.

As Mutações Cromossómicas, provocam uma alteração da estrutura (mutação cromossomica estrutural) ou do numero (mutação cromossomica numérica) de cromossomas. Afectam uma região do cromossoma, um cromossoma inteiro ou conjuntos de cromossomas. A dosagem anormal de genes, dá origem às síndromes.

As mais comuns são a Sindrome de Down (trissomia 21), Sindroma de Turner (monossomia X), Sindroma de Klinefelter (cromossomas XXY)  

As mutações podem acontecer nas células somáticas, quando acontece a replicação do DNA, que antecede uma divisão mitotica, dando origem a certos cancros e não sendo transmitidos à descendência. Também ocorrem nas células germinativas durante a replicação do DNA que antece a meiose, afectando os gâmetas e todas as células da sua descendência.

Assim podemos concluir que a Manipulação Genética é um assunto enigmático e controverso. De um lado, estão todos os benefícios, como a esperança contra o cancro, mas por outro assustamo-nos com os inúmeros riscos, pois os alimentos transgénicos podem aumentar as alergias relativamente aos alimentos tradicionais. Como este assunto ainda não se encontra totalmente desenvolvido a dúvida persiste.

 

publicado por geneticareaprojeto às 20:57
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Alelo - O que é?

. DNA recombinante

. Contributos de Mendel

. A transcrição do ADN - O...

. ADN: a sua história e est...

. Manipulação genética

. Células estaminais

. Um update fresquinho

. A introdução

. O ínicio do trabalho

.arquivos

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.links

Website Design
Website Design
online